Dr. Marcelo Aragão Moraes - CRM-SP: 66.316 - RQE: 56.96

Cardiologia Esportiva


A Cardiologia do Esporte tem como principal objetivo determinar se alterações cardiológicas, detectadas no atleta ou no praticante de atividade física, são resultantes da prática esportiva continuada, ou se estão relacionadas a alguma doença cardíaca ou a fatores de risco (como hipertensão, diabetes, dislipidemia e histórico familiar).

A Cardiologia Esportiva é utilizada tanto na determinação do risco cardiovascular, como também na prevenção de eventos cardiológicos, tais como o infarto do miocárdio e a morte súbita, que podem ocorrer durante a prática da atividade esportiva.

Serve também como ferramenta para o aconselhamento, seja do esportista ou do atleta de alta performance, quanto à forma, intensidade e volume do treino, orientando-o, muitas vezes, na substituição da modalidade esportiva ou até no afastamento temporário, visando sempre sua segurança durante a atividade física.

Em todas as consultas, está incluso um retorno em até 30 dias, para acompanhamento de condutas tomadas e/ou análise de resultados de exames.