Dr. Marcelo Aragão Moraes - CRM-SP: 66.316 - RQE: 56.96

Exame de Bioimpedância | Bioimpedanciometria

A Avaliação da Composição Corporal por Exame de Bioimpedância (Bioimpedanciometria) é fundamental no acompanhamento de programas de emagrecimento, no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, na avaliação do condicionamento físico, na análise do nível de hidratação do paciente, na definição de dieta, na prescrição de exercícios físicos, na prevenção e no tratamento de cardiopatias e demais doenças.

O Exame de Bioimpedância Tetrapolar é um exame de alta precisão (com margem de erro inferior à análise por pregas cutâneas), não invasivo, rápido e indolor, que fornece dados de:

• Gordura Corporal: peso do corpo que corresponde à gordura;
  • Massa Magra: peso do corpo que corresponde a músculos, ossos e órgãos;
  • Água Corporal: quantidade de água que compõe o corpo do paciente. Em relação ao peso corporal total, os indivíduos do sexo masculino, geralmente, apresentam índices de hidratação entre 50% e 60%, enquanto as mulheres possuem entre 45% e 60%. Valores acima destes percentuais podem indicar retenção hídrica, enquanto que índices inferiores sugerem desidratação;
  • Taxa Metabólica Basal (TMB): É a quantidade de calorias que uma pessoa consome em 24hs em situação basal, isto é, em repouso, sem atividade física nem mental, na termoneutralidade. A taxa metabólica basal é proporcional à massa magra: quanto mais massa magra a pessoa possuir, mais calorias ela gastará em repouso e durante a atividade física;
  • Bioresistência: é a medida de oposição à passagem da corrente elétrica oferecida pela gordura do interior da célula (adipócito);
  • Reatância: é a medida de oposição à passagem da corrente elétrica oferecida pela membrana celular, cuja natureza é lipoprotéica;
  • Valores ideais (metas) de Gordura, massa magra, peso total e de taxa metabólica basal.

É um exame indicado para ambos os sexos e todas as idades, a menos de gestantes e portadores de marca-passo.

Não é necessário pedido médico para realização deste exame.

Para realizar o Exame de Bioimpedância, o paciente tem duas opções: Agendar uma consulta de Medicina Esportiva com o Dr. Marcelo Aragão Moraes, quando será realizado o exame, já incluso no valor da consulta ou agendar somente o Exame.

Ligue para (11) 3263-0110 ou Clique aqui            e agende o seu para hoje mesmo.

Preparo para o exame:

• Jejum de, no mínimo, 3 horas (Ingerir normalmente água durante o jejum)
  • Não ingerir cafeína no dia do exame
    (Café, chocolate, chás, energéticos, guaraná e refrigerantes a base de cola)
  • As refeições do dia do exame devem ser leves
  • Caso sejam realizados exercícios físicos no dia do exame, eles também devem ser leves
  • Não utilizar cremes e loções nas mãos e nos pés no dia do exame
  • Estar com a bexiga vazia na hora do exame