A Avaliação da Composição Corporal por Exame de Bioimpedância (Bioimpedanciometria) é fundamental no acompanhamento de programas de emagrecimento, no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, na avaliação do condicionamento físico, na análise do nível de hidratação do paciente, na definição de dieta, na prescrição de exercícios físicos, na prevenção e no tratamento de cardiopatias e demais doenças.

A Bioimpedância vem se consolidado no acompanhamento de diversas patologias, estados pós cirúrgicos, distúrbios nutricionais, em idosos e para controle do catabolismo muscular.

O Exame de Bioimpedância Tetrapolar é um exame de alta precisão (com margem de erro inferior à análise por pregas cutâneas), não invasivo, rápido e indolor, que fornece dados de:

• Gordura Corporal: peso do corpo que corresponde à gordura;
  • Massa Magra: peso do corpo que corresponde a músculos, ossos e órgãos;
  • Água Corporal: quantidade de água que compõe o corpo do paciente. Em relação ao peso corporal total, os indivíduos do sexo masculino, geralmente, apresentam índices de hidratação entre 50% e 60%, enquanto as mulheres possuem entre 45% e 60%. Valores acima destes percentuais podem indicar retenção hídrica, enquanto que índices inferiores sugerem desidratação;
  • Água intra e extra celular: são biomarcadores de grande importância, não só para o atleta, como também para acompanhar a evolução de doenças, tais como: Insuficiência cardíaca, Insuficiência renal crônica (Dialíticos e não Dialíticos) e estados de Sarcopenia (perda de massa muscular);
  • Taxa Metabólica Basal (TMB): É a quantidade de calorias que uma pessoa consome em 24hs em situação basal, isto é, em repouso, sem atividade física nem mental, na termoneutralidade. A taxa metabólica basal é proporcional à massa magra: quanto mais massa magra a pessoa possuir, mais calorias ela gastará em repouso e durante a atividade física;
  • Bioresistência: é a medida de oposição à passagem da corrente elétrica oferecida pela gordura do interior da célula (adipócito);
  • Reatância: é a medida de oposição à passagem da corrente elétrica oferecida pela membrana celular, cuja natureza é lipoprotéica;
  • Ângulo de Fase: é um biomarcador que depende da reatância e da resistência, que determina o estado de saúde celular (quantidade de tecido celular metabolicamente ativo).

É um exame indicado para ambos os sexos e todas as idades, a menos de gestantes, portadores de marca-passo ou de implantes cocleares.

Não é necessário pedido médico para realização deste exame.

Para realizar o Exame de Bioimpedância, o paciente tem duas opções: Agendar uma consulta de Medicina Esportiva com o Dr. Marcelo Aragão Moraes, quando será realizado o exame, já incluso no valor da consulta ou agendar somente o Exame.

Preparo para o exame:

× Como posso ajudar?